top of page

As crianças podem beneficiar também de apoios informais na comunidade.

​

As intervenções devem servir para preservar contactos positivos das crianças com pessoas que lhes são importantes (p. ex., avôs e avós), bem como uma participação continuada das crianças em atividades fora de casa (serviços de apoio à infância, atividades de natureza religiosa, entre outras.) Lembre-se que as perturbações de comportamento das crianças podem ter várias razões. Apesar de preocupante, a existência de comportamentos problemáticos poderá ser explicada por diversos fatores na vida da criança. A exposição à violência doméstica é apenas uma das possibilidades.

Acalmar as crianças e aumentar o seu sentimento de segurança através de:

¬ Criação de regras e rotinas simples que permitam às crianças saber o que esperar;

¬ Explicações simples sobre coisas que as preocupam (por ex. barulhos);

¬ Possibilidade de se expressarem naturalmente através da linguagem e das brincadeiras.

Clarifique para si quais as preocupações relativas ao comportamento da criança, antes de falar com o pai ou a mãe. Pense sobre como expressar verbalmente a sua preocupação. Descreva o comportamento sem o interpretar. Poderá ser-lhe útil considerar as seguintes perguntas:

¬ Quais os comportamentos que são preocupantes?

¬ Quando começaram a verificar-se?

¬ Com que regularidade ocorrem?

​

In Manual para a educação de Infância - crianças expostas à violência doméstica: conhecer e qualificar as respostas na comunidade Autoria: London Family Court Clinic

INFO SOS

E A COMUNIDADE, O QUE PODE FAZER?

 

As respostas a nível da comunidade às situações de violência doméstica deverão assegurar serviços continuados acessíveis e coordenados que:

¬ Forneçam segurança;

¬ Promovam o bem-estar emocional de todas as vítimas;

¬ Submetam agressores/as a sanções legais e programas de reeducação.

​

Algumas crianças afetadas pela violência podem beneficiar do apoio de especialistas em aconselhamento familiar ou de programas para o tratamento de traumas infantis. Os/As especialistas fornecem aos prestadores de cuidados as abordagens para apoiar as necessidades das crianças (monitorizar o que estas veem e ouvem na televisão, uma vez que podem ser mais vulneráveis ao impacto prejudicial da violência dos media). As/Os especialistas podem também ajudar diretamente as crianças a lidar com o stress traumático e a expressar as suas emoções.

bottom of page